UFG firma convênio com Instituto Politécnico de Portugal na área da saúde

Em 07/02/23 09:45. Atualizada em 07/02/23 09:51.

Acordo visa promover relações acadêmicas com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra

Texto: Marina Sousa

Um acordo de cooperação acadêmica internacional entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), de Portugal, foi assinado no mês de janeiro deste ano. O acordo intenta promover relações acadêmicas, culturais e científicas entre a UFG e o IPC, nos domínios do ensino, da pesquisa, da extensão e da cultura. A colaboração visará projetos de pesquisa conjuntos, publicações, intercâmbio de professores e pesquisadores para missões de ensino e pesquisa, e ainda o intercâmbio de estudantes de graduação e de pós-graduação. O convênio tem a validade de cinco anos e busca facilitar  acesso aos serviços de ambas as instituições aos serviços acadêmicos, científicos e culturais.

Da esquerda para direita, professora Anabela Correia Martins do ICT  e professora Ruth Losada de Menezes do IPTSP/UFG

Da esquerda para a direita, professora Anabela Correia Martins do ICT e professora Ruth Losada de Menezes do IPTSP/UFG

O processo foi encabeçado pela  professora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), Ruth Losada de Menezes, que também é  líder do grupo de pesquisa institucional Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Saúde Funcional e Envelhecimento (GEPESFE) e docente do curso de Fisioterapia da UFG, que desenvolve pesquisas em conjunto com a professora Anabela Correia Martins, professora-interlocutora, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) do IPC.

Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC)
Sede da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC). Foto: Campeão das Províncias

A  Escola Técnica dos Serviços de Saúde de Coimbra iniciou suas atividades  no ano de 1980, e atualmente oferece sete cursos de graduação que são Análises Clínicas e Saúde Pública, Audiologia, Cardiopneumologia, Farmácia, Fisioterapia, Radiologia e Saúde Ambiental. Segundo Ruth Losada de Menezes a  ESTeSC é uma das escolas pioneiras das tecnologias da saúde em Portugal, tanto ao nível da formação como da investigação na área das ciências aplicada à saúde. “ Eu e Anabela Correia Martins  temos interesse mútuo na área de Fisioterapia, Saúde do Idoso e Funcionalidade Humana e o acordo de cooperação consolidará a parceria entre ambas, além de fortalecer ações de internacionalização da UFG”.

Com o acordo firmado, os próximos passos agora se darão em nível de organização de calendário de atividades com os possíveis grupos de trabalho que participarão do convênio, além do GEPESFE, que também é vinculado ao Departamento de Saúde Funcional (DSF) do IPTSP, e que visa a promoção do diálogo científico-acadêmico sobre a temática Fisioterapia Baseada em Evidências.