Webinário - Malacologia

CMPEA/IPTSP realiza webnário com a Sociedade Brasileira de Malacologia

Em 12/05/22 17:11. Atualizada em 12/05/22 18:23.

"Cultivo de caramujos Biomphalaria spp. em biotério: implicações para o bem-estar animal e qualidade na pesquisa” é o tema do encontro

Texto: Marina Sousa

O Centro Multiusuário de Produção e Experimentação Animal (CMPEA) do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) realiza amanhã (13/5), das 14h às 16h o webinário: “Cultivo de caramujos Biomphalaria spp. em biotério: implicações para o bem-estar animal e qualidade na pesquisa”, com a presidente da Sociedade Brasileira de Malacologia (SBMa) e membro do  Instituto Butantan, Lenita de Freitas Tallarico.

webinário

Malacologia é o ramo da biologia que estuda os moluscos, que são animais de corpo mole que geralmente habitam ambientes aquáticos, podendo também viver em ambientes terrestres úmidos. A Sociedade Brasileira de Malacologia (SBMa) reúne, no Brasil e em outros sete países, malacólogos, pesquisadores e estudantes que possuem o objetivo de promover o desenvolvimento de estudos na área, além de tomar as possíveis medidas para preservar a biodiversidade brasileira.

Segundo o  professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH) Thiago Lopes Rocha, o CMPEA possui o cultivo e a experimentação com gastrópodes, em especial o caramujo Biomphalaria glabrata. Essa espécie de caramujo atua como hospedeiro intermediário do Schistosoma mansoni, parasito causador da esquistossomose.  A Organização Pan Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) tem o Brasil como um dos países das Américas  signatários do compromisso de eliminação da esquistossomose como problema de saúde pública.

Além do CMPEA o IPTSP também abriga o Laboratório de Biotecnologia Ambiental e Ecotoxicologia (LaBAE) que possui diversos projetos de pesquisa que visam o desenvolvimento de novos moluscicidas, especialmente a aplicação de nanopartículas no controle do caramujo. Thiago Lopes Rocha explica que além da sua importância médica, essa espécie de caramujo tem sido amplamente utilizada como sistema-modelo em testes de toxicidade e ecotoxicidade. Nesse sentido, o LaBAE também desenvolve pesquisa que utiliza o caramujo Biomphalaria glabrata como biomonitor da qualidade ambiental e caracterização da toxicidade de poluentes e amostras ambientais.

Serviços:

Webinário “Cultivo de caramujos Biomphalaria spp. em biotério: implicações para o bem-estar animal e qualidade na pesquisa”.

Palestrante: Profa. Dra. Lenita de Freitas Tallarico

Presidente da Sociedade Brasileira de Malacologia; Instituto Butantan

Mediador: Prof. Dr. Thiago Lopes Rocha (IPTSP- UFG)

Data: 13/05/2022

Horário: 14:00 -16:00 h

O webinário é gratuito e não é necessário inscrição prévia.

Link da transmissão