Docente do curso de Fisioterapia da UFG recebe homenagem  da Câmara Municipal de Goiânia

Docente do curso de Fisioterapia da UFG recebe homenagem da Câmara Municipal de Goiânia

Em 04/05/22 13:39. Atualizada em 04/05/22 13:44.

Sessão Especial homenageou Geriatras e Especialistas em Gerontologia do Estado

Texto: Marina Sousa

 

A professora Ruth Losada de Menezes, do curso de Fisioterapia do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), participou ontem (03/5), da Sessão Especial de Homenagem aos Geriatras e Especialistas em Gerontologia do Estado de Goiás, na Câmara Municipal de Goiânia. A Iniciativa foi do vereador Edgar Duarte Gomes, juntamente com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Seção Goiás.

Ruth Losada de Menezes
Ruth Losada de Menezes ao lado do vereador Edgar Duarte Gomes durante a solenidade na Câmara Municipal de Goiânia

 

“Saúde do Idoso” é uma das disciplinas da matriz curricular do recém-criado curso de Fisioterapia da UFG que será ministrada pela professora Ruth Losada, que além de ser fisioterapeuta é especialista em gerontologia. A gerontologia é o campo de estudo do processo de envelhecimento humano, nas suas dimensões biológica, psicológica, social e espiritual, que abarca profissionais de diferentes áreas, como fisioterapia, enfermagem, nutrição e entre outros. A Geriatria é a especialidade médica que está contida na Gerontologia.

 

A homenagem é um reconhecimento público, da Câmara Municipal de Goiânia e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Seção Goiás, pelos serviços da professora prestados à sociedade goiana como fisioterapeuta especialista em gerontologia, juntamente com os colegas médicos geriatras. Ruth Losada de Menezes relata que se sente muito honrada com a homenagem e que planejar a formação e currículos de cursos de graduação universitários que contemplem as especificidades do envelhecimento deve ser prioridade, na atual conjuntura. “Como fisioterapeuta dediquei meus primeiros anos de trabalho assistindo à população idosa e há mais de 20 anos dedico-me ao estudo, pesquisa e na formação de recursos humanos especialistas para atuar no envelhecimento humano na região Centro-Oeste”, finaliza a homenageada.

 

No recém-criado curso de bacharelado em Fisioterapia do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) há o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Saúde Funcional e Envelhecimento (GEPESFE), coordenado pela docente, cujo objetivo primordial é desenvolver investigação nas áreas da fisioterapia, gerontologia e funcionalidade humana a fim de contribuir para a longevidade com mobilidade física, independência, autonomia e inclusão social.

Profissionais da Geriatria
Profissionais da Geriatria e Especialistas em Gerontologia com seus diplomas de homenagem

 

Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP

Categorias: Notícias Fisioterapia