Reunião do Conselho Diretor do IPTSP dá informes do Consuni e Seminário

Em 05/07/22 14:42. Atualizada em 05/07/22 17:36.

Encontro reúne membros para discutir matéria acadêmica e administrativa

Texto e foto: Marina Sousa

Com o fechamento do mês junho, a diretoria do Instituto de Patologia e Saúde Pública (IPTSP), realizou na última quinta-feira, (30/6), reunião do Conselho Diretor para o repasse de diversos esclarecimentos. Um deles foi sobre o início da divulgação do XIX Seminário de Patologia Tropical e Saúde Pública que acontece em novembro deste ano, e que contará com extensa programação. Inclusive, os interessados em submeter resumo ao evento devem se atentar ao calendário, o prazo já está aberto e segue até o dia 25 de agosto.

A diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira começou a reunião  relatando os pontos da última reunião do Conselho Universitário (Consuni), realizado em 23/6, em que foi decidido a aprovação da resolução que cria o Instituto Verbena, estrutura vinculada à Reitoria da UFG, que vai substituir o Centro de Seleção (CS UFG). O Consuni também aprovou como nova diretora executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), a professora Sandramara Matias, que é Doutora em Educação, já foi Pró-reitora de Graduação da Universidade entre 2006 e 2014, além de ter sido vice-Reitora da UFG entre os anos de 2018 e 2022.

Reunião do Conselho Diretor do IPTSP dá informes do Consuni e Seminário
Conselho Diretor do IPTSP em votação de pauta

A perda de R$7,5 milhões no orçamento da universidade também foi repassado ao conselho diretor do IPTSP, a decisão foi dada pelo Ministério da Educação (MEC), no começo do mês de junho. Uma grande mobilização é feita pela Reitoria da UFG para reverter essa situação, visto que o corte coloca em sérias dificuldades o orçamento para custear o funcionamento e manutenção das ações de ensino, pesquisa e extensão da UFG.

Visando a necessidade de facilitar o acompanhamento das atividades  dos docentes na universidade, foi falado na reunião, sobre o novo Sistema de Consulta de Atividades Docentes (Sicad+). O sistema está com nova interface e auxiliará o professor a acompanhar ao longo do ano a sua pontuação bruta específica por área de atuação, visando atender os critérios específicos da Comissão de Avaliação Docente (CAD) de sua unidade acadêmica, norteada pela Resolução Consuni n.º 18/2017.

O coordenador da Comissão de Pesquisa do IPTSP, André Kipnis, relatou que a participação do instituto no edital do CT-infra, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) está bem encaminhada e que a equipe está bastante animada, a iniciativa visa recursos a serem destinados para a estruturação do  Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologias em Saúde (CMBiotecs) do IPTSP/UFG.

A direção do instituto relatou ainda sobre os encontros com a reitoria da UFG e Seinfra sobre a Quadra 62, situada no Câmpus Colemar Natal e Silva, e sobre o reforço do funcionamento do estacionamento da quadra, que estabelece que os estudantes, comprovadamente lotados nas Unidades Acadêmicas da Quadra 62, devem utilizar, exclusivamente, o estacionamento no subsolo do Centro de Aulas D. Docentes, técnicos-administrativos, colaboradores e terceirizados devem utilizar o estacionamento do primeiro piso do Centro de Aulas D e o estacionamento acessado pela rua 235. Ademais, foi comunicado sobre a mudança na chefia do departamento de Saúde Coletiva (DSC) do IPTSP, que passa a ser conduzido pelo professor Max Moura de Oliveira. O cargo de vice-chefe continua com a  professora Cristiana Toscano. A diretora do instituto Flávia Aparecida e a vice-diretora, Megmar Carneiro agradeceram a atuação e dedicação da professora Larissa Arbués Carneiro, que coordenava o DSC, mas que por motivos de licença maternidade deixa a gestão.

Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP