IPTSP promove junto a SES I Seminário Estadual sobre Atenção à Saúde da População Migrante/Refugiados e Povos Indígenas

IPTSP promove junto a SES I Seminário Estadual sobre Atenção à Saúde da População Migrante/Refugiados e Povos Indígenas

Em 28/06/22 11:27. Atualizada em 28/06/22 11:27.

Evento visa estimular o diálogo e conhecimentos sobre atenção à saúde a essas comunidades no Estado

Texto: Marina Sousa

 

Começa hoje, 28/06 e segue até amanhã, 29/6, o I Seminário Estadual - Equidade e Interculturalidade na Atenção à Saúde da População Migrante/Refugiados e Povos Indígenas em Fluxo Migratório - Goiás. O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) e o Departamento de Saúde Coletiva do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP). 

Nesta terça-feira (28/7), a solenidade de abertura do seminário será no auditório do IPTSP, às 18h30, com um Sarau Cultural, em seguida haverá a formação de mesa com autoridades da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás, Organização Internacional para Migração da ONU-Brasil e Ministério da Saúde.

O evento discutirá sobre a atenção à saúde da população migrante internacional/refugiados e dos povos indígenas em fluxo migratório do estado. De acordo com a professora do IPTSP  e uma das coordenadoras do evento, Marta Rovery Souza, a discussão é muito pertinente. “ Entendemos que será um momento de grande importância tanto pela temática que é urgente, quanto pela presença e participação de gestores e atores envolvidos com as questões de saúde dessas populações na nossa região”, conta a professora.  A analista social e liderança indígena venezuelana da etnia Warao, Yolis Lyon ,professor de Relações Internacionais da UFG, João Roriz e a professora Marta Rovery, conduzem a mesa temática da noite, cujo tema é “A Saúde no contexto da Migração, da Demografia e à luz do Direito Internacional”, a medição será da gerente de Cuidado a População Específica da Superintendência de Saúde Mental e Populações Específicas (SUSMEP) da SES.

 No dia 29 o evento acontecerá de forma on-line pelo canal UFG Oficial no Youtube, a transmissão será por este link. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por aqui . Participe.

Confira a programação:

I Seminário Estadual sobre Atenção à Saúde da População Migrante/Refugiados e Povos Indígenas

Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

Categorias: Notícias I Seminário Estadual sobre Atenção à Saúde da População Migrante/Refugiados e Povos Indígenas