Atividades Curriculares de Extensão

IPTSP recebe PROEC e PROGRAD para discussão sobre Atividades Curriculares de Extensão

On 06/23/22 14:53 . Updated at 06/23/22 14:59 .

Medida foi instituída pelo MEC para incorporação da extensão nos  Projetos Pedagógicos de Curso

Texto e foto: Marina Sousa

A direção e corpo docente do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), recebeu hoje, 23/06, a Pró-Reitora Adjunta de Graduação (PROGRAD), Heliny Carneiro Cunha Neves e a Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura (PROEC), Adriana Régia Marques de Sousa para discutirem e sanar dúvidas sobre a inserção e regulamentação das Atividades Curriculares de Extensão (ACEx), nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPC)  da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Atividades Curriculares de Extensão
Da esquerda para a direita, Pró-reitora adjunta da PROGRAD, Heliny Carneiro, vice-diretora do IPTSP, Megmar Aparecida Carneiro e Pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura (PROEC), Adriana Régia Marques

Prevista pelo Plano Nacional de Educação (PNE) do Ministério da Educação (MEC), a curricularização da extensão estabelece que as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos, e que também  passa a  instruir o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) a considerar a curricularização da extensão, para efeitos de autorização e reconhecimento de cursos.

O cumprimento dos 10% de carga horária mínima deve dedicar-se à extensão, a articulação entre atividades de extensão, ensino e pesquisa. De acordo  com a Pró-reitora adjunta da PROGRAD, Heliny Carneiro, a inserção das Atividades Curriculares de Extensão na curricularização da extensão é uma oportunidade de construção de novos conhecimentos. “As ACEx vem trazer um novo olhar, no sentido de ressignificação do ensino, acho que na medida em que nós inserimos as ações de extensão, seja no modo componente curricular, ou seja,  em ação de extensão estamos pensando em qual perfil de egressos nós queremos formar e também na qualidade desse ensino. A UFG já desenvolve essas atividades de extensão, mas agora, poderemos integrar outros cursos e fazer com que o estudante possa diversificar suas atividades profissionais e ainda conhecer o que a universidade produz fora da sua unidade acadêmica”, conclui a Pró-reitora adjunta da PROGRAD.

Docentes do IPTSP com a direção e pró-reitorias - PROGRAD e PROEC da UFG

A Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura (PROEC), Adriana Régia Marques explica que as ACEx  vão ser  inseridas no componente curricular e  que vão ocorrer no horário de aula, a medida entra em vigor a partir de 2023/1, para as novas turmas de graduação da Universidade. “ A implementação dessas atividades é muito desafiadora, pois ela altera um pouco a estrutura da grade dos cursos, e há perfis de disciplinas que não abarcam a extensão por conta de suas especificidades. Mas por outro lado, essas atividades vão fortalecer ainda mais a nossa presença com a comunidade interna e externa - novos processos de aprendizado e atuação dos nossos estudantes, e isso é muito importante”, finaliza  Adriana Régia da PROEC.

A vice-diretora do IPTSP, Megmar Aparecida dos Santos, finalizou o encontro agradecendo a presença dos docentes e coordenadores dos cursos de Fisioterapia e Biotecnologia da instituição, além das presenças das pró-reitoras. “A participação de vocês foi muito importante, além das diversas dúvidas que surgiram aqui hoje, nosso encontro foi ótimo e é por meio desses questionamentos é que vamos desenvolver essas atividades. Obrigada a todos”, concluiu a vice-diretora, Megmar Carneiro.

Publicação de Resolução Normativa de Curricularização na UFG

RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 39/2020