infográfico volta as aulas 3

IPTSP se prepara para o início das aulas em modo presencial

Em 17/05/22 08:49. Atualizada em 17/05/22 14:06.

Começa no próximo dia 25 de maio o calendário acadêmico 2022/1 da UFG

Texto e infográfico: Marina Sousa

O retorno presencial na Universidade Federal de Goiás (UFG) percorreu um grande caminho e enfrentou diversos desafios desde que as atividades presenciais foram suspensas em maio de 2020, devido à pandemia da COVID-19. De lá para cá a universidade trabalhou arduamente e sem paralisar seu funcionamento buscando alternativas para que estudantes, docentes, pesquisadores e servidores pudessem dar continuidade aos compromissos firmados, além de ter dado seguimento aos serviços prestados à comunidade, com por exemplo, a produção de máscaras, projeto de EPI’s, atendimento ao público e entre outras ações envolvendo  projetos científicos. E é com um espírito cheio de alegria, embalado de certa ansiedade  em prol de uma volta segura e plena, e porque não cheia de saudades, que o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) dá as boas-vindas a comunidade acadêmica que inicia no próximo dia 25 de maio o calendário acadêmico 2022/1.

Na última sexta-feira (13/5), o Conselho Universitário (Consuni/UFG) deliberou sobre o retorno presencial das atividades de ensino, pesquisa e extensão. O que de certa forma já era esperado devido à publicação do decreto do governo federal, que colocou  fim a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), causada pela pandemia da COVID-19 no Brasil. Posto que hoje, o país  encontra-se com  maior condição de monitoramento da saúde pública em relação aos casos da COVID-19 devido ao avanço da cobertura  vacinal no país.

A diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira conta que a volta para o presencial é muito importante e está sendo muito marcante, primeiro porque teve todo um preparado da UFG para o enfrentamento da pandemia, além da transição do ensino remoto  e emergencial  que foi um período de aprendizado e extremamente rico e intenso. “Estamos vivendo um período de profunda alegria com a volta do presencial, tanto pela expectativa quanto pela necessidade enquanto seres humanos, pois somos seres de relações sociais, do encontro, e isso é a maior força da universidade. Então, estávamos há muito tempo ansiosos, tanto na perspectiva de nós servidores e colaboradores da universidade, quanto acima de tudo na perspectiva dos nossos estudantes que já estavam de certa forma  também, acredito eu, muito saturados, ainda que foi o melhor processo que pudemos oferecer a eles com o ensino remoto emergencial. Não há dúvidas de que aprendemos muito com toda essa experiência, mas já estávamos sentindo muita falta da presencialidade”, enfatizou a diretora.

Ações

Durante esse período da pandemia do novo coronavírus  a UFG criou o Grupo de Trabalho de Saúde (GT Saúde/UFG), que se ocupou da discussão e planejamento do retorno pleno das aulas, levando em consideração os protocolos sanitários, limpeza e adequação das instalações da UFG, portanto a atuação segura, preservando a saúde das pessoas e a isonomia no tratamento foi o foco seguido pelo grupo e também disseminado na Comissão Interna de Saúde e Segurança do Servidor Público (CISSP). A diretora Flávia Aparecida de Oliveira explica que a comissão é um ponto de destaque deste semestre, pois agora o IPTSP conta uma Comissão Interna de Saúde do Servidor Público, no âmbito do IPTSP/UFG, e que está sob a presidência da professora Marcelle Figueira Marques, docente do instituto. Conjuntamente, compõem a comissão interna da CISSP a servidora Elaine Jacob da Silva Carmo que está como vice-presidente, as técnicas de laboratório Fernanda Craveiro Franco e Jessica Yonara de Souza e também a servidora Diana de Lima Borges.

“Com a retomada, a nossa CISSP estará sempre à disposição para acolher as demandas, e dar o devido encaminhamento e orientações. Esse grupo já vinha se organizando em consonância com o GT Saúde/UFG e seguirá trabalhando dessa forma”. A diretora também complementa que a atuação da  professora Marina Clare Vinaud, que estava à frente da coordenação de graduação do instituto no ano passado, foi muito exitosa.“ Ela e sua equipe nos deixaram toda estrutura e planejamento para que pudéssemos dar continuidade às atividades deste ano, então a direção só tem a agradecer por todo esse emepenho”.

Graduação

Neste 2022/1 o IPTSP recebe também a 13° turma do curso de graduação em Biotecnologia, curso este que possui nota 5 na avaliação do MEC e ainda, a primeira turma de graduação em Fisioterapia, que já possui um marco histórico na UFG, dado que no SiSU de 2022 a graduação atingiu a 3° colocação de cursos com  mais inscritos no processo seletivo da universidade. A vice-diretora e também coordenadora de graduação do IPTSP, Megmar Aparecida dos Santos  conta que esse sucesso é fruto de muito trabalho e dedicação. “Temos hoje no instituto um quadro de docentes completo e muito competente, que abrange nove áreas do conhecimento e com diversos projetos, além de contarmos com uma equipe técnica formada por servidores e colaboradores que nos ajudam em tudo no IPTSP, e essa volta está tendo um gostinho especial por sabermos que a nossa casa terá nos corredores os nossos estudantes ocupando o lugar que é deles, e dividindo conosco esse  projeto que também é um sonho coletivo quando é chegada o momento da colação de grau. Então fizemos todo o possível para que essa volta seja segura e muito tranquila”, finaliza Megmar.

A seguir um  roteiro com dicas imprescindíveis que você precisa seguir para a retomada das aulas presenciais no IPTSP/UFG. Seja bem-vindo(a)!

infográfico volta às aulas

Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP