museu antropologico

19ª SNM "Recuperar e reimaginar: Dia Internacional dos Museus e Dia Nacional da Luta Antimanicomial"

Em 18/05/21 15:29. Atualizada em 18/05/21 15:30.

Projeto de extensão “Memória da Saúde Mental em Goiás”, sob coordenação da profa Larissa Arbués Carneiro (Departamento de Saúde Coletiva) participa da 19ª Semana Nacional dos Museus e da ação de extensão Sarau (R)existimos, em virtude do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio.

A ação conjunta aconteceu hoje, pela manhã, na Mesa intitulada Recuperar e reimaginar: Dia Internacional dos Museus e Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Ela está disponível do Canal do Museu Antropológico da UFG: https://youtu.be/KfL6jJx4dlI

Sobre o Sarau (R)existimos 2021:

Nesse momento, tão difícil, de afastamento social e de riscos à democracia e às políticas públicas, entre elas a de saúde menta, no qual nos sentimos ainda mais fragilizados(as) e desamparado(as), um coletivo de usuários(as), trabalhadores(as), acadêmicos e diferentes outros(as) parceiros(as) da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) goiana realiza o “Sarau (R)Existimos. Tecendo prosas, versos, cantorias e autonomias como cuidado em saúde mental”.

Confiram a programação do evento durante a semana:

DATA: 17/05 Segunda-feira

Horário: 15h

Atividade: Mesa de Abertura: Tecendo a Luta Antimanicomial com prosas, versos, cantorias, autonomias e cuidado em saúde mental

Participantes: Elzi Camargo (Cuca Fresca); Isaura Maria de Melo (Cuca Fresca), Vitor Pordeus (Médico psiquiatra cultural, ator e pesquisador. Co-fundador da Universidade Popular de Arte e Ciência, 2010. Co-fundador do Teatro de DioNises, 2011, e Hotel - Spa da Loucura, 2012, no Instituto Municipal de Saúde Mental Nise da Silveira, Engenho de Dentro, RJ) Mediação: Otto Caetano (RAPS Goiânia)

Atividades culturais intercaladas Performance Teatral: Desabafos de um farrapo humano - Grupo Arte e Fogo; Música: O Caps é sinônimo de Amor - Autoria e interpretação: Milton Monteiro (CAPS Sol Indiara); Cordel Goiano da Saúde Mental - CCC Cuca Fresca; Catira CAPS Novo Mundo/Cuca Fresca

Local: Youtube do Sarau (R)Existimos - Link https://youtu.be/_kEWfqG3WAY

DATA: 18/05 terça-feira

Horário: 09h

Atividade: Recuperar e reimaginar: Dia Internacional dos Museus e Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Participantes: Projeto Memória da Saúde Mental em Goiás (Larissa Arbués), Fórum Goiano de Saúde Mental (Heloíza Massanaro), Coletivo Desencuca (Isabel Clímaco Mattos) AUSSM-GO (Cesar Augusto Nascimento Siqueira) Mediação: Rossana Klippel (Museu Antropológico/UFG)

Local: youtube.com/MuseuAntropológicoUFG

Horário: 15 h

Atividade: Mesa Trocando ideias sobre saúde mental infanto-juvenil

Participantes: Trabalhadores(as), Usuários(as) e familiares da RAPS

Local: Youtube do Sarau (R)Existimos

DATA: 19 e 20/05/2021 Quarta-feira e Quinta-feira

Horário: dia todo

Atividade: As unidades da RAPS e coletivos de cultura popular irão compartilhar, no instagram e facebook, as produções com a #saraurexistimos2021 e as páginas do evento irão divulgar

Participantes: Trabalhadores(as), Usuários(as) e familiares da RAPS, docentes e discentes

Formato: Virtual Assíncrono

Local: Facebook e Instagram, com a #saraurexistimos2021

DATA: 21/05/2021 Sexta-feira

Horário: 15h

Atividade: Bingo da Luta Antimanicomial - com brindes produzidos por unidades da RAPS

Formato: Virtual síncrono (ao vivo)

Local: Plataforma Google Meet - https://meet.google.com/bhq-qcuh-emw

Sobre a Luta Antimanicomial:

É um movimento político que atua no campo da saúde mental, em especial a partir da década de 80 no Brasil, intensamente articulado à Reforma Sanitária.  Consideramos que a saúde mental é um direito e deve ser garantida preservando e/ou resgatando a dignidade, a liberdade e autonomia!

Nos esforçamos para que, no coletivo, possamos valorizar, visibilizar e defender o fortalecimento dos serviços e equipamentos de saúde pública, do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim como, defender o cuidado em saúde mental em liberdade e a Luta Antimanicomial, garantindo o protagonismo das pessoas em sofrimento psíquico e/ou com uso problemático de álcool e outras drogas.

Em Goiás, os diferentes coletivos, pessoas e instituições se uniram em construção coletiva de uma semana de debates, cultura e arte para mobilizar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) goiana para prática crítica e reflexiva dos serviços, projetos e atividades realizadas.

Sobre o Projeto de extensão Memória da Saúde Mental em Goiás:

É um projeto de extensão do IPTSP que visa se configurar como um espaço de interlocução, sistematização e visibilidade da Memória da Saúde Mental no estado de Goiás. Busca por meio das ações de extensão, ensino e pesquisa dar visibilidade à Memória da Saúde Mental em Goiás, em especial por meio do Museu Virtual da Saúde Mental, exposições temporárias e mostras itinerantes abertas ao publico, além de se propor a realizar e apoiar ações de formação, educação e divulgação acadêmica e realização de eventos sobre a Luta Antimanicomial e a Reforma Psiquiátrica em Goiás. O projeto possui coordenação vinculada ao Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC-UFG), envolve professores e estudantes de diferentes unidades acadêmicas, o Museu Antropológico da UFG, Fórum Goiano de Saúde Mental e Coletivo Desencuca, além da parceria com outras entidades, instituições de ensino e movimentos sociais. O projeto está comprometido com os princípios do movimento da Luta Antimanicomial, que orienta- se pelo cuidado em liberdade e pela promoção de direitos, autonomia e cidadania no campo da saúde mental, assim como, com os princípios da nova museologia, que incorpora a utilização do poder da memória para redução das injustiças e desigualdades sociais, o combate aos preconceitos e o fortalecimento da dignidade e da coesão social.

Mais informações:

Instagram: @museusaudemental

museuvirtualdasaudementalgo@gmail.com

em breve, site do Museu Virtual da Saúde Mental de Goiás.